|
domingo, maio 19, 2002 :::
Discoteca básica.
(Os críticos de música adoram, em suas publicações, discutir sobre bandas que surgem como promessas para ocupar o posto do Nirvana. Em 2001, o Messias poderia ser o Strokes. Este ano, temos o White Stripes ou o Outrageous Cherry. Eu poderia aproveitar o embalo e falar aqui sobre a melhor banda dos últimos tempos da última semana, mas já li resenhas sobre estes grupos em todas publicações a que tenho acesso. Portanto, não quero endossar o que já foi escrito. Daí tive a idéia de escrever sobre o que veio, já foi e quase ninguém viu.)
Qualquer um que conhece o básico sobre o rock alternativo já ouviu o Meat Puppets. No show acústico do Nirvana, Kurt Cobain chamou ao palco os irmãos Curt e Cris Kirkwood para acompanharem-no nas canções “Oh Me”, “Lake of Fire” e “Plateau” – compostas pelo Meat Puppets. Com o convite de um mestre de cerimônias como Cobain, percebe-se que os Puppets já fizeram algo importante pela história do rock e que tem coisas boas a dizer.
O Meat Puppets surgiu em Phoenix em 1980 e gravou nessa época composições definitivas, cuja originalidade pode colocá-las entre os alicerces de tudo que pretende ser alternativo. O Rykodisc, selo americano, lançou em 1999 uma compilação que reuniu o EP In a Car, o primeiro álbum, Meat Puppets, e várias faixas demo, gravados entre 80 e 82. Este lançamento chegou aqui em 2000 pela Trama e apresenta 32 faixas que vão desde o lo-fi ao hardcore tosco. Curt Kirkwood nos vocais e guitarra, Cris Kirkwood no baixo e Derrick Bostrom na bateria despejam fúria, minimalismo e essência, inspirados pela aridez do Arizona. Curt toca de um jeito particular, simples, veloz e tosco; escorando-se na base vigorosa dos dois parceiros.
Nos anos seguintes a estas gravações, os Puppets apararam as arestas e seguiram uma linha mais "acessível", que resultou em composições como as apresentadas no acústico que fazem parte do álbum Meat Puppets II. Eles poderiam ter seguido a mesma tendência e hoje poderiam ser aclamados entre os ícones do hardcore mas fizeram mais ao expandir seus horizontes com o seu caldeirão que misturava punk rock, folk, country, blues e psicodelia. Depois de várias idas e vindas Curt Kirkwood reapareceu com o Meat Puppets em 2000 mas sem a companhia de Derrick Bostrom e de seu irmão, que sumiu do mapa passando por problemas pessoais. Rola um boato de que Curt Kirkwood esteja para lançar algo com o ex-baixista do Nirvana Krist Novoselic. Eles tocaram juntos nos shows do início deste ano sob o nome da banda Eye Adrift, mas aí é outra história.
::: Luciano Antoniosz van Ville 1:41 da tarde
Comments:
|
|